domingo, 19 de outubro de 2014

DISSECANDO UM RIM

Disciplina: Ciências
Professora: Maria Evangelina Vicente
Turma: 8º Ano B

Rim  é definido como cada um dos órgãos excretores dos vertebrados. Este é o principal órgão que compõe o sistema excretor e osmorregulador, responsáveis por filtrarem dejetos presentes no sangue e excretá-los juntamente com água.
Nos humanos, os rins ficam localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio, sendo, por isso, chamados de órgãos retroperitoniais. Há um rim em cada lado da coluna, sendo que o direito está localizado logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Acima de cada um encontra-se a glândula adrenal ou supra-renal.
Macroscopicamente, nos humanos adultos, este órgão mede entre 11 a 13 cm de comprimento, com 5 a 7,5 cm de largura e 2,5 a 3 cm de espessura, pesando cerca de 125 a 170 gramas no homem e 115 a 155 gramas na mulher.
Possuem formato de feijão, com uma borda convexa e outra côncava, na qual se encontra o hilo, de onde sai e entram o ureter, os nervos e vasos sanguíneos. O hilo possui também dois ou três cálices, que se reúne para originar a pélvis renal, parte superior, dilatada, do ureter. O ruim é formado pela cápsula, de tecido conjuntivo denso, a zona cortical (camada mais externa e pálida) e a zona medular (zona mais interna e escura).

Fonte: http://www.infoescola.com/sistema-urinario/rim/

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Publique como Anônimo, mas não esqueça de se identificar

COMENTÁRIOS POSITIVOS SEMPRE SERÃO BEM-VINDOS!