Turmas: 9ºs Anos
Professora: Celita Momm Antunes
Historicamente os gregos abordavam as parábolas, elipses e hipérboles através das sessões cônicas que são resultantes da interseção de um plano com um sólido gerado pela rotação de uma reta em torno de um eixo vertical (clepsidra). As sessões cônicas possuem diversas aplicações na Matemática, na Física, principalmente em Astronomia.
Professora: Celita Momm Antunes
Historicamente os gregos abordavam as parábolas, elipses e hipérboles através das sessões cônicas que são resultantes da interseção de um plano com um sólido gerado pela rotação de uma reta em torno de um eixo vertical (clepsidra). As sessões cônicas possuem diversas aplicações na Matemática, na Física, principalmente em Astronomia.
Arquimedes (287-212 a.C.) em seu livro Quadratura da
Parábola apresentou dois métodos para calcular a área de um segmento
parabólico: o método da alavanca e o método da exaustão.
Observe abaixo algumas figuras com segmentos parabólicos –
ferramentas da Geometria Analítica realizada pelos 9ºs Anos.
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