segunda-feira, 7 de abril de 2014

LEITURA PARA TODOS,UM SONHO POSSÍVEL

Eu já falei dela aqui _ e falarei outras vezes, com certeza _ graças à minha grande admiração pelo trabalho que ela faz, de formiguinha, mas que vem transformando a vida de muita gente através da leitura. Mariza Schiochet é professora de Português e Literatura. Aposentou-se do Estado recentemente, mas continua lecionando nas escolas municipais de Joinville.
Há pouco mais de dois anos, ela observou  que as pessoas (doentes e acompanhantes) ficavam muito tempo ociosas, à espera de consultas ou de tratamento, no setor de Oncologia do Hospital São José, lá em Joinville, e decidiu criar o projeto de leitura “Ler é viajar sem sair do lugar”. Uma caixa de livros e gibis foi deixada lá, para que todos pudessem ler o que desejassem. Sucesso total. Deu tão certo que Mariza decidiu levar mais caixas de livros para outros locais. Hoje o projeto está também na sede do Hemosc, na Casa Padre Pio (que recebe pessoas que vão fazer tratamento médico), na Casa Adalton (que auxilia famílias de crianças com câncer) e no bairro Jardim Paraíso, onde residem muitas famílias carentes.
A professora conta que em breve o projeto estará também no “centrinho do SUS” que atende deficientes auditivos. Além da caixa de livros, Mariza e seus alunos pretendem fazer sessões de contação de histórias para os pais das crianças atendidas lá. Ou seja, serão seis caixas de livros e gibis espalhadas pela cidade, incentivando o hábito da leitura e levando um pouco de alegria e cultura a muita gente que precisa.
O grande problema, diz ela, é a falta de incentivo. Todos os livros e gibis (que não suprem mais a demanda) são doações de amigos e dos alunos _ seus maiores incentivadores. “Sozinha é muito difícil. É importante que as pessoas saibam que o livro que não usam mais pode ser um bálsamo para o outro que precisa de uma palavra de amor e carinho”, explica. Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato com a professora pelo e-mail izaschiochet@gmail.com. Toda ajuda é bem vinda.
Bem que uma empresa da região de Joinville podia encampar este projeto tão bonito e que precisa de tão pouco para dar certo e seguir em frente.


 Projeto de leitura chega ao Jardim Paraíso, pelas mãos da professora Mariza Schiochet (centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Publique como Anônimo, mas não esqueça de se identificar

COMENTÁRIOS POSITIVOS SEMPRE SERÃO BEM-VINDOS!