sábado, 29 de março de 2014

VEREADOR MIRIM - UMA LIÇÃO DE CIDADANIA E PRÁTICA DE DEMOCRACIA

A partir de 2013, a Escola do Legislativo, criada por meio da Resolução Nº 07, de 2011, passou a coordenar o programa Câmara Mirim. Esta integração fortaleceu a educação para cidadania e democracia, possibilitando aos alunos ampliar sua experiência e a participação política na comunidade por intermédio da educação legislativa. 
Decidimos pela primeira vez participar da Eleição do Vereador Mirim em nossa Escola. Nosso objetivo: oferecer aos nossos alunos experiências e visão crítica de forma que venham a pensar sobre o exercício do voto. De maneira que cresçam e aprendam a analisar bem, escolher certo e transformar o futuro da Cidade onde vivem.

Tudo começou com uma motivação no Pátio da Escola pelas Supervisoras: Sueli Biondo e Raquel de Queiroz e, para nossa surpresa 58 alunos fizeram a Inscrição.

De forma bem democrática aconteceu uma primeira eleição pelos professores, onde escolhemos 6 Candidatos para a Eleição Oficial (número de candidatos possíveis para nossa escola - equivalente ao números de alunos)
Os alunos escolhidos pelos Professores foram:
Maria Julia Venera dos Santos - 5º Ano A
Gabriel Rodrigo Schutz da Silva - 5º Ano B

Aline Budal Danna - 6º Ano C (que desistiu da Candidatura)

Pedro Augusto Cantelli - 7º ano A

Júlia Prodöhl  - 7º Ano C

Mariana Camilo Maria - 7º Ano D

Apresentação de Propostas no Mural da Escola e nas Salas de Aula



Conscientização e Esclarecimentos - Palestra com o Vereador: James Schroeder
Câmara Mirim - feita por Crianças e Adolescentes - Ação que não é brincadeira!



DEBATE DO DIA 25 DE MARÇO - APRESENTANDO PROPOSTAS E RESPONDENDO PERGUNTAS DOS ELEITORES





Nossos agradecimentos a Coordenadora da Sala Informatizada Rosana Silva, a Professora Anelise, as mães: Maristela e Karla Simone e aos alunos: Alexandre, Suélen, Caroline, Rafaela, Amanda e Jeiciele pela colaboração (Presidentes e Mesários). Vocês foram competentíssimos!

MOMENTO DO TREINAMENTO NA CÂMARA DE VEREADORES




27 DE MARÇO - DIA DA VOTAÇÃO OFICIAL
RESULTADO : ELEIÇÃO CÂMARA MIRIM DE JOINVILLE -LEGISLATURA 2014 / 2015

E.M. Anna Maria Harger
Nº de eleitores que votaram - 649
Aluno mais votado: Pedro Augusto Canteli  - 7º Ano A
Número de votos recebidos -  501

 TEMOS UM VEREADOR DE NOSSA ESCOLA REPRESENTANDO A CÂMARA MIRIM

4 comentários:

  1. Foi a primeira vez que eu participei de um debate de veradores mirins na escola, por acaso em uma aula atividade minha , fiquei surpresa com os alunos, preparados, objetivos,sem muitas promessas impossiveis de realizar no momento, isso sim é cidadania e democracia, PARABÉNS aos alunos, professores aos supervisores da escola , vcs, deram uma verdadeira lição de que podemos melhorar o nosso páis, vcs, são o nosso futuro.

    ResponderExcluir
  2. Sou aluna do 7º ano "E " PARABÉNS à todos e principalmente ao Pedro, que venceu .
    Heloísa Laís Petters

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para todos que se envolveram neste grande movimento de democracia. Estaremos promovendo mais momentos como esse!
    Att, Beatriz Silva Ramos

    ResponderExcluir
  4. Por um acaso em uma aula atividade , eu assisti o último debate dos vereadores mirins da nossa escola, fiquei impressionada e feliz de ver os alunos preparados, motivados com suas atitudes e respostas colocadas. Deram uma aula de cidadania,..PARABÉNS à todos vocês fazem a diferença na nossa escola.. PARABÉNS PEDRO, continue assim garoto, você vai longe, o melhor de tudo é ter a certeza que vocês serão o nosso futuro ,,,
    Professora Maristela

    ResponderExcluir



Publique como Anônimo, mas não esqueça de se identificar

COMENTÁRIOS POSITIVOS SEMPRE SERÃO BEM-VINDOS!