sábado, 29 de março de 2014

ESCOLA ANNA MARIA HARGER - 42 ANOS DE HISTÓRIA

Hoje nossa Escola está completando 42 anos. O equivalente a uma vida adulta.
Muitos fizeram parte desta história... Alunos, professores, funcionários,  comunidade...

A todos que perpetuam a história desta Escola. Àqueles que se levantam pela manhã e com suas mãos fazem tudo acontecer... Tornam a escola viva, dinâmica e com função social.

Professores, Alunos e Funcionários: Parabéns pra vocês!

Painel pintado pelo Professor, Autor e Artista Plástico: Valério Mattos

Atividades realizadas pelas turmas do 2º Ano D e 4º Ano C
Professoras: Sueli e Chrystiani

Sra. Anna Maria Harger

Conheça sua Biografia:
Anna Maria Harger faz parte da história educacional em Joinville. Em 1926, aos 34 anos, quando veio de Florianópolis para Joinville, instalou-se na cidade para criar uma escola de datilografia, a Remington Official. Um ano depois, nasceu o que é até hoje uma das escolas mais tradicionais da cidade, o Instituto Bom Jesus. 
Em 1927, ele ficava na rua 9 de Março e, depois da desintegração da Escola Alemã (Deutsche Schule), criada em 1866, ele passa a ocupar o espaço na rua Princesa Izabel. A história da escola idealizada por Anna teve outra mudança significativa no futuro: em 1968, foi incorporada como propriedade da Comunidade Evangélica de Joinville, que a mantém até os dias de hoje. 
Filha de um ex-pastor evangélico que deu aulas aos filhos do empresário Carl Hoepcke, Anna teve visão para criar uma escola de referência fora da Capital, que oferecia inclusive a opção de internato. 
Por muito tempo, Anna morou na antiga pensão Mathes e, anos depois, passou a cuidar da mãe, que estava em idade avançada. Praticamente sozinha em seus empreendimentos, inteligente e com uma personalidade marcante, ela enfrentou preconceitos na sua época por ser uma mulher imersa em projetos altamente profissionais. 
A Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização também trouxeram dificuldades para Anna, que chegou a escrever para o então presidente Getúlio Vargas, fazendo um apelo depois de tantos inquéritos e investigações na instituição por causa da língua alemã.
Com o crescimento da escola, Anna Maria chegou a adquirir uma fazenda, na região de Pirabeiraba, para a produção de alimentos de subsistência. Além disso, era uma apaixonada por natureza, adorava plantar e criar galinhas. Hoje, este local é bem conhecido por todos os joinvilenses como Ancionato e Hospital Bethesda. 
Vivendo para o ensino, Anna nunca se casou. Depois que a comunidade luterana assumiu o Colégio Bom Jesus, Ana deixou de ser diretora da escola, e uma história de décadas de relação terminava. Anna Maria Harger foi a responsável por criar um novo parâmetro da educação na época. Cada criança educada hoje em Joinville deve um pouco a esta mulher que proporcionou à cidade um salto no aprendizado.
Anna faleceu em 16 de outubro de 1971, aos 79 anos, morando na rua Timbó, na casa que era de seu irmão.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/03/anna-maria-harger-mudou-os-rumos-da-educacao-de-joinville-4439182.html


2 comentários:

  1. Parabéns para a Escola Municipal Professora Anna Maria Harger. A comunidade do Guanabara foi contemplada com uma excelente escola. E que possamos comemorar muito e muito anos. Att, Beatriz Silva Ramos

    ResponderExcluir
  2. É com muito prazer que posso dizer e testemunhar que tdos os meus quatro filhos estudaram nessa escola e tenho o maior orgulho de hj estar trabalhando nessa instituição. Meus filhos com a base na Escola Anna Maria Harger hj. são profissionais exemplares e bem sucedidos..
    Muito obrigado à tdos os profssores, funcionários e a equipe administrativa.

    Professora: Maristela

    ResponderExcluir



Publique como Anônimo, mas não esqueça de se identificar

COMENTÁRIOS POSITIVOS SEMPRE SERÃO BEM-VINDOS!