quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROJETO LEIA ENQUANTO ESPERA



O Projeto e a Proposta Pedagógica da Escola

A Educação no Brasil e no mundo tem sido muito discutida, é falta de qualidade em diversos aspectos, porém ações concretas e busca de solucionar os problemas são poucas.

Pensando nisso, entendemos que muito dessa desqualificação se dá pela desvalorização da prática da leitura. As pessoas aprendem a decodificar palavras, sentem-se alfabetizadas e deixam de buscar o Letramento (compreensão e interpretação do que lê).

A leitura tem a capacidade de transformar indivíduos, o faz refletir, o mantém inteirado com os acontecimentos do dia a dia.

Segundo SILVA (2003, p.24), “nunca é demais lembrar que a prática da leitura é um princípio de cidadania, ou seja, leitor cidadão, pelas diferentes práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são as suas obrigações e também pode defender os seus direitos, além de ficar aberto às conquistas de outros direitos necessários para uma sociedade justa, democrática e feliz.”

Por isso, os alunos do 6º ao 9º ano estão desenvolvendo  um Projeto que forma hábitos, estabelece relações prazerosas e uso racional do tempo de espera dos pais e filhos na Escola. A ação é mais que uma Proposta Pedagógica, é tornar possível a apropriação de conhecimentos rompendo barreiras de idade e classe social.


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