O Projeto e a Proposta Pedagógica
da Escola
A Educação no Brasil e no mundo
tem sido muito discutida, é falta de qualidade em diversos aspectos, porém
ações concretas e busca de solucionar os problemas são poucas.
Pensando nisso, entendemos que
muito dessa desqualificação se dá pela desvalorização da prática da leitura. As
pessoas aprendem a decodificar palavras, sentem-se alfabetizadas e deixam de
buscar o Letramento (compreensão e interpretação do que lê).
A leitura tem a capacidade de
transformar indivíduos, o faz refletir, o mantém inteirado com os
acontecimentos do dia a dia.
Segundo SILVA (2003, p.24),
“nunca é demais lembrar que a prática da leitura é um princípio de cidadania,
ou seja, leitor cidadão, pelas diferentes práticas de leitura, pode ficar
sabendo quais são as suas obrigações e também pode defender os seus direitos,
além de ficar aberto às conquistas de outros direitos necessários para uma
sociedade justa, democrática e feliz.”
Por isso, os alunos do 6º ao 9º
ano estão desenvolvendo um Projeto que
forma hábitos, estabelece relações prazerosas e uso racional do tempo de espera
dos pais e filhos na Escola. A ação é mais que uma Proposta Pedagógica, é
tornar possível a apropriação de conhecimentos rompendo barreiras de idade e
classe social.
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